O projeto Amazon Movement é uma parceria entre a WeWe e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e do Governo do Estados do Amazonas que tem como objetivo aliar o restauro florestal ao desenvolvimento econômico e social das comunidades que vivem na floresta Amazônica.
O projeto Amazon Movement visa plantar vinte mil árvores em três comunidades locais respeitando a biodiversidade e a sustentabilidade econômica social e buscando o máximo equilíbrio entre o ser humano e a floresta.
Após séculos de destruição e exploração ambiental, um grupo de Brasileiros, que se orgulham de poder dizer que a Floresta Amazônica faz parte da identidade do seu país, decidiram se unir para protegê-la e tentar reconstruir o que foi perdido.
O Projeto Amazon Revival tem um grande espaço no coração da equipe WeWe, pois apesar de ter se transformado em várias outras oportunidades, foi assim que a WeWe foi idealizada inicialmente: como a intenção de salvar a Floresta Amazônica replantando árvores em áreas devastadas.
Com esse objetivo em mente, a WeWe se uniu à Universidade Federal do Amazonas para identificar comunidades locais em áreas degradadas. Simultaneamente foi iniciado o planejamento de restauração da floresta original considerando as necessidades sócio económicas da população residente dessas comunidades.
Para que o restauro seja bem sucedido, especialistas necessitam selecionar as mudas adequadas para o bioma e devidamente acompanhar seu crescimento para que um dia virem uma floresta autònoma.
Assim a WeWe irá investir recursos financeiros no restauro da floresta desde a coleta de sementes e formação das mudas até o plantio e acompanhamento de seu crescimento. Enquanto a UFAM irá disponibilizar seu corpo tecnico de cientistas, seu banco de sementes e sua perícia, para o treinamento e capacitação das pessoas envolvidas no projeto, bem como na condução e acompanhamento de todo processo de restauro.
Como um agradecimento pela contribuição ao plantio das árvores e ajuda as comunidades amazônicas, a WeWe decidiu presentear seus contribuidores com pulseiras da semente nativa amazônica: o açaí.
As pulseiras são produzidas na comunidade Saracá por um grupo de mulheres chamado Formiguinhas do Saracá. Junto com as sementes de açaí, as pulseiras terão também uma medalha com um link de QR Code para esta página, por onde usuários acompanharão o crescimento e manutenção da floresta que eles ajudaram a criar, seu cronograma físico e financeiro, suas etapas, histórias, e imagens satélite com a condição atualizada do restauro e seu histórico evolutivo, alem de dados técnicos da região.
Através de um termo de compromisso firmado com as comunidades localizadas nas áreas dos projetos, a WeWe fornece as mudas, o treinamento e acompanha o plantio e zeladoria da floresta, em cooperação com a população das comunidades, organizadas em cooperativas que serão criadas com o apoio e gestão compartilhada com a WeWe.
Também em convênio com a UFAM, a WeWe irá investir na pesquisa patrocinando estudo de mestrandos e doutores na realização de suas teses, sobre os temas relacionados ao projeto de WeWe. A WeWe irá investir como venture capital em negócios sustentáveis explorados pelas cooperativas dos produtores das comunidades e na formação de empreendedores com a população habitante das comunidades atendidas pelos projetos.