Capacitação em Manejo e Coleta de Sementes de Espécies Arbóreas Tropicais
Curso
22/08/22 - 31/08/22
Parque Estadual Sumaúma
18 vagas - 80 horas
O Curso de Capacitação em Manejo e Coleta de Sementes de Espécies Arbóreas Tropicais foi mais uma iniciativa bem sucedida da WeWe em participação com o Banco da Amazônia, o Ministério da Economia do Brasil, o Banco de Sementes da Amazônia, a UFAM - Universidade Federal da Amazônia, o Parque Estadual Sumaúma e a Tiger Investments. Assim o Banco de Sementes da Amazônia foi capaz de realizar o primeiro Curso desde 2014.
O Curso que acontecia periodicamente desde 2001, havia sido interrompido devido à falta de recursos e estruturação. Sendo o único Banco de Sementes da Amazônia, a educação sobre as sementes arbóreas tropicais e a capacitação de profissionais capazes de colhe-las é imprescindível para a conservação e restauração contínua da Floresta Amazônica. Adicionalmente, prover esta qualificação possibilita a coleta profissional de sementes que podem ser comercializadas de uma forma regulamentada e legal, o que estimula a renda local.
Parque Estadual Sumaúma
Instrutores
Manuel de Jesus Vieira Lima Jr., PhD.
Angela Maria da Silva Mendes, Dra.
Eudisvam Araújo Oliveira, Engenheiro Florestal
Alilton Neto, Engenheiro Agrônomo
Apoio duradouro à natureza, provimento de ensino especializado e incentivo à renda local
Introdução
O projeto desenvolvido teve como objetivo capacitar atores das diversas áreas do setor primário, entre técnicos, extensionistas, agricultores ou silvicultores, no manejo e coleta de sementes de espécies nativas, abordando aspectos ecológicos, tecnológicos e legais. Este objetivo coaduna com a exigência do mercado e da legislação vigente, Lei Nº 10.711, de 05 de agosto de 2003; instrução Normativa - MAPA Nº 17, de 26 de abril de 2017 e mais recente, o Decreto Nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020.
Objetivo
Capacitamos 18 atores das diversas áreas do setor primário no manejo e coleta de sementes de espécies nativas, abordando aspectos ecológicos, tecnológicos e legais, visando à melhoria da qualidade e procedência na colata de sementes de espécies nativas de interresse econômico, para recuperação de áreas e mitigação ambiental, gerando renda para a população local.
Metodologia
O curso será feito por meio de aulas teóricas e práticas, utilizando além de apostila, aulas ilustrativas projetadas por Datashow, mapas mentais, dinâmicas e material coletado in loco para as atividades práticas de coleta e prensagem de material botânico e beneficiamento de sementes, durante 32 horas. Os atores contarão com uma equipe de profissionais capacitados na área de arborismo, que deverão treinar as técnicas de ascensão e descensão (rapel) para que sejam feitas coletas no dossel com segurança pelaequipe de curso os atores farão eu Cadastramento no RENASEM como coletores de Sementes. Essa etapa terá 48 horas.