Banco de sementes

Marketplace WeWe

O Banco de Sementes WeWe fará parte do Projeto Amazon Movement de parceria da WeWe com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Amazonas Governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que busca coletar e catalogar sementes nativas da Floresta Amazônica para disponibilizar sua venda pelo Marketplace WeWe e também para suprir o Projeto Amazon Movement.

O processo de criação de um Banco de Sementes é intensivo, complexo e altamente regulado por orgãos públicos. Por essas razões a quantidade de atuais Bancos de Sementes não é alta, o que aumenta a importância deste projeto que visa conservar as sementes e auxilíar projetos sustentáveis de reflorestamento e de preservação da biodiversidade amazônica.

Estrutura do Projeto

O Projeto Banco de Sementes WeWe contará com a implantação de uma área de coleta de sementes visando também a identificação do material botânico das árvores matrizes e o cadastro das áreas de coleta no sistema governamental. Após coletadas as sements também serçao análisadas segundo as Regras de Análise de Sementes.

Simultaneamente a WeWe estará investindo em projetos de parceria com a UFAM para possibilitar a formação de coletores nas comunidades participantes com a capacitação em Manejo e Coleta de Sementes. E garantindo o cadastro dos coletores no sistema governamental.

Descubra mais sobre a Estrutura Financeira do Projeto

Produtos recomendados

Objetivo final

Por ser um processo complexo e altamente regulado pelo governo, existem poucas empresas que se empenham em criar e manter Bancos de Sementes. A grande maioria dos viveiros coleta a quantidade e o tipo de sementes necessárias para atender à demanda interna focando em satisfazer seu consumidor secondário. Essa ação tem uma consequência direta com a falta de biodiversidade encontrada no comércio de plantas nativas.

O Projeto Banco de sementes que visa trazar sementes nativas amazônicas para o marketplace da WeWe, tem como objetivo facilitar e tornar acessivel o processo de comercializar sementes nativas. Procuramos assim fornecer o caminho aqueles interessados em projetos de reflorestamento do bioma tropical amazônico.